domingo, 13 de maio de 2012

Mãe : sujeito do verbo amar.


Tive a sorte de crescer em uma família rodeada de mulheres fortes e abençoadas. Verdadeiros exemplos de mães. Minhas avós não eram mãe apenas de seus filhos, mas mães de muitos. Minha mãe é uma fonte de inspiração e não teria palavras para demonstrar meu amor e gratidão a tudo o que fez e continua fazendo por mim. Minhas tias, que muitas vezes foram minha mãe, constroem lindos legados.  E agora, tenho primas no papel de mãe, que também demonstram a coragem e amor ao criar filhos num ritmo de vida muito diferente das gerações anteriores. São mulheres e vocações que inspiram.
Por trás do papel de mãe, o que mais me comove é o amor envolvido nesse ato.  Lembrando a frase de Fernando Pessoa, acho que mãe ama por amor e não conhece nenhuma outra razão para amar senão amar. O amor de mãe é um amor desapegado. Mãe não ama na busca da própria felicidade, mãe ama buscando a felicidade do filho. E na busca da felicidade dos filhos é capaz de se doar inteiramente.
Para mim, a melhor definição de mãe está na frase de José Saramago:
"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo".
Podemos dizer que vivemos numa época em que o verbo amar é transitivo e condicional. Ou seja, amamos alguém ou alguma coisa em determinada condição (se, quando, etc...). Mas, o amor de mãe é um verbo intransitivo e incondicional. Mãe ama! Mãe ama e ponto final.
Agradeço a minha mãe por ter me ensinado o verdadeiro sentido do verbo amar. Contudo, sei que ainda não conheço o seu significado na totalidade. Ainda amo de maneira falha, só entenderei o que é amar no dia em que o sujeito da frase se tornar mãe. Por enquanto, agradeço a Deus por ser “objeto” do verbo amar com um sujeito tão doce e inspirador como a minha mãe.
E aproveito para desejar Feliz Dia das Mães para todas as mães que amam incondicionalmente e "emprestam" seus filhos ao mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário