sábado, 11 de dezembro de 2010

“Os olhos do Coração” Parte II


No mês passado, postei um artigo sobre algumas anotações que fiz no retiro “Os Olhos do Coração” ministrado por Dom Laurence Freeman.
Esse novo artigo dará continuidade ao artigo anterior. Na parte I, citei a importância para o indivíduo em encontrar um sentido para sua vida. E para Tomás de Aquino, o sentido da vida é a união com Deus.

Para Tomás de Aquino, essa união com Deus era caracterizada por 4 elementos. São eles:
1.     Enxergar Perfeitamente
No momento atual a nossa percepção da realidade e de Deus é falha. É como se enxergassemos por meio de um vidro embasado.  Contudo, um dia, seremos capazes de enxergar face-a-face. O desenvolvimento humano é o aperfeiçoamento dessa nossa visão.
Continuamos sendo objetos das percepções de cada um. Usamos muito a visão mental, formando julgamentos e preconceitos a todo momento. Classificamos as pessoas como: agradáveis, desagradáveis e neutras.  Apenas com os olhos do coração (nosso terceiro olho) teremos a visão perfeita.
Por meio da fé, nós abrimos os olhos do coração. E assim, passamos a olhar a Deus e aos outros não como objetos externos a nós, mas sim como algo interno e que faz parte de um todo.
Quando atingirmos esse nível, no qual passamos a enxergar com os olhos do coração, teremos alcançado um nível significativo e irreversível da nossa jornada espiritual.

2.     Louvor Perfeito
Se não nos atentarmos em nossa prática espiritual, podemos tornar o nosso louvor a Deus entediante e artificial. O verdadeiro louvor ocorre quando estamos totalmente despertos.

3.     Satisfação Completa do Desejo
A satisfação completa dos desejos é algo muito maior do que podemos imaginar. Nessa vida, temos apenas experiências temporárias da satisfação de alguns desejos. A satisfação completa dos desejos só acontecerá quando tivermos em união com Deus.
Vale lembrar, a diferença entre o prazer e a alegria. O prazer consiste em satisfazer os nossos desejos. Já á alegria é diferente, consiste em satisfazermos as necessidades do outro.

4.     O sentido de comunidade
O último elemento aborda a importância da comunidade.  Todo mundo compartilha tudo o que é bom. Viver em um espirito de comunidade, aumenta a sensação de “amar ao próximo como a si mesmo”. A alegria de cada pessoa cresce em proporção com a alegria do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário