quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Meditação Cristã

Pouquíssimas pessoas conhecem a meditação cristã.  Para muitos, isto é algo restrito às tradições orientais. A meditação é uma prática espiritual universal encontrada em todas as grandes tradições religiosas.

A meditação pode ser encontrada nos primórdios do cristianismo.  Os Padres do Deserto, que foram os primeiros monges cristãos do século 4°, representaram um notável desabrochar de espiritualidade cristã.
Dom John Main  foi o responsável pela disseminação do conceito em nossa época. Definiu meditação como um caminho que leva à aceitação plena da dádiva do ser. Ele percebeu que a busca moderna por uma interioridade mais profunda requer uma simples disciplina contemplativa que possa ser praticada diariamente. Disto se desenvolveu uma comunidade mundial de meditantes, formada por Centros de Meditação Cristã e grupos de meditação semanal, que introduzem pessoas nesta tradição e dão o suporte necessário a cada um de seus membros para que cumpram a disciplina recomendada de dois períodos diários de meia hora de meditação.

Para John Main a meditação é praticada em solidão, mas é uma execelente forma de aprender a se relacionar e, misteriosamente, o verdadeiro antídoto para a solidão. Não estaremos mais procurando uma auto-afirmação. Estamos fazendo buscas de amor…

Após sua morte em 1982, o monge beneditino Dom Laurence Freeman (foto acima) tornou-se responsável pela manutenção e desenvolvimento da comunidade de meditação cristã. Atualmente existem mais de 1000 Grupos de Meditação Cristã no mundo, que se reúnem em residências, paróquias, colégios, prisões e comunidades em mais de 60 países, que continuam a se reunir em amizade e simplicidade, para ensinar e praticar a simples disciplina do silêncio.

Em seu livro “Os Olhos do Coração”, Laurence Freeman cita algumas definições de meditação:
“Meditar significa estar no momento presente, deixar de lado os pensamentos do passado e do futuro, abandonar quaisquer pensamentos e palavras.” “Meditação é a prática da atenção pura . Não estamos pensando sobre Deus ou falando com Deus. Não estamos pensando sobre nós mesmos ou falando com nós mesmos. Durante o período de meditação nos movimentamos para um nível mais profundo que o pensamento, para um estado de atenção desperta.”

COMO MEDITAR?
Sente-se ereto e quieto.
Feche seus olhos levemente.
Fique sentado relaxado mas alerta.
Silenciosamente e interiormente,comece a dizer uma oração de uma única palavra.
Recomendamos a palavra oração "Maranatha".
Recite-a como quatro sílabas de igual comprimento.
Ouça-a enquanto a vai dizendo com gentileza mas continuamente. Não pense ou imagine algo - mesmo que seja espiritual. Se vierem pensamentos ou imagens, são distrações no tempo da meditação,  e então volte apenas a dizer a sua palavra.

Medite cada manhã e cada noite por cerca de vinte a trinta minutos.

Padre John Main, OSB, recomendava o uso da palavra "Maranatha" porque é uma das mais antigas palavras-oração na tradição cristã. Ela se encontra ao final da primeira carta de São Paulo aos Coríntios, assim como ao final do Apocalipse de São João. É uma palavra aramaica, a língua que Jesus falava, e significa "Vem, Senhor. Vem, Senhor Jesus" ou "O Senhor vem". Entretanto, no tempo de meditação você não deverá pensar no significado da palavra - isto seria uma distração. Se quaisquer pensamentos disputarem sua atenção, simplesmente retorne à recitação simples e fiel da palavra: Ma-ra-na-tha.

POSTURAS DE MEDITAÇÃO
Quando estiver meditando, a regra fundamental de postura é que você esteja sentado ereto, relaxado e alerta. Algumas pessoas acham que o melhor para isto é em uma cadeira com encosto reto. Outros acham que ajoelhando em
um banco de oração é o melhor para eles. Ainda outros escolhem meditar sentando-se no chão ou em uma almofada firme. Uma vez que você ache a postura que prefere, fique com esta mesma postura cada vez que você meditar. Relaxe seu corpo; respire lentamente e pacificamente. Repita sua palavra desde o princípio ao fim do período de meditação: Ma-ra-na-tha.



LEITURA RECOMENDADA
Os Olhos do Coração  (Laurence Freeman) - Editora Martins Fontes
Jesus, o Mestre Interior (Laurence Freeman) -Editora Palas Athena
Meditação Cristã (John Main) - Editora Paulus
A Luz que vem de Dentro (Laurence Freeman) - Editora Paulus
O Momento de Cristo (John Main) - Editora Paulus
Prática Diária de Meditação Cristã (Laurence Freeman) - Editora Paulus





Um comentário:

  1. Adoreii a postagem!! Todos nós merecemos de um pouco de espiritualidade... Adorei o blog!!!

    ResponderExcluir