sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O que significa Estabilidade?


A cada dia que passa e me aprofundo no conhecimento da Regra, fico espantada como São Bento tinha uma grande sabedoria e conseguiu transmitir ensinamentos fundamentais para a vida contemplativa com extrema simplicidade.
            Escrever sobre estabilidade, fez com que eu tivesse consciência da minha fraqueza. Como é importante manter as duas meditações diárias e a leitura de textos sagrados com a disciplina da estabilidade. Caso contrário, a mente se distrai facilmente com as distrações e meu coração fica pesado com as preocupações da vida.
            A estabilidade adquire uma importância fundamental em um mundo de extremos. Ela me ajuda a viver no deserto e na multidão. Como chegar a Deus se não estiver enraizada em meu centro? E como chegar ao centro vivendo nos extremos? A estabilidade é o caminho da moderação.
            A estabilidade gera profundidade em um mundo com múltiplas escolhas que estimula a superficialidade. Sem a estabilidade vivemos fragmentados.  E como dizia o arcebispo Michael Ramsey: “Jesus todo inteiro exige o homem todo inteiro.
            Mas sem dúvida nenhuma, o ensinamento mais importante desse preceito é que ela me fez descobrir que por meio de um coração estável posso perceber a presença de Deus em todos os lugares. Não é preciso estar na igreja, no mosteiro ou em outro local sagrado.  A estabilidade faz com que a alma fique mais leve para perceber Deus em todos os eventos.
            Como Anthony Bloom brilhantemente disse:
“O que é a estabilidade? Parece-me que se pode descrevê-la assim: vocês encontrarão a estabilidade quando descobrirem que Deus está em toda parte, que não há necessidade de procura-lo em outro lugar, que Ele está aqui e se vocês não conseguirem encontra-lo aqui é inútil procura-lo em outro lugar, porque não é Ele que está ausente, somos nós...É importante reconhecer que é inútil procurar Deus em outro lugar. Se vocês não o encontrarem aqui, não encontrarão em parte alguma. É importante, porque só quando vocês compreenderem isso é que poderão descobrir em si mesmos a plenitude do Reino de Deus em toda a sua riqueza; Deus está presente em toda parte e em todas as situações; vocês poderão dizer: Então, vou ficar onde estou.”
            Em certos momentos, vivemos a ilusão de que Deus está ausente, quando na verdade, somos nós que não estamos presentes e abertos para a realidade que é Deus. A estabilidade nos livra dessa armadilha.
            A estabilidade me ajuda a perseverar nos momentos em que a mente quer me enganar perguntando: “Qual o sentido de sempre repetir o mantra?” Nos momentos de fraqueza, a estabilidade é a força. Acho que é pela estabilidade que os monges caem e se levantam, caem novamente e se levantam.
            Como sempre repetir o mantra sem a estabilidade? Como ter a sensação de ser habitado por Cristo sem a estabilidade?
Nas conferência de João Cassiano, Abade Isaac diz: “tudo aquilo que nossa alma engendrar antes da hora de oração, nos será infalivelmente representado, pela memória, enquanto oramos. Por conseguinte, tais como desejamos ser durante a oração, urge que sejamos também antes da oração. Pois é de nossas condições anteriores que depende o estado de nossa alma durante a oração.”
Pela estabilidade, preparamos nossa alma para oração. Estabilidade é viver num espirito continuo de oração. Pela estabilidade minha vida se torna uma oração.
Então, vou ficar onde estou...

Taynã M. Bonifácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário