quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Meditação para Crianças

A confusão é a desordem atual de nosso mundo provêm da confusão e desordem nos individuos e é neles que a transformação do mundo precisa começar. Nos dias de hoje, as crianças possuem tantas atividades quanto os adultos: escola, ingles, natação, aula particular, futebol e por ai vai…Passam maior tempo com babás e jogando playstation ou colheita feliz no orkut.  O pouco tempo em que passam com os pais, é muitas vezes desperdiçado…



A meditação é uma excelente prática para resgatar essa união familiar e conscientizar as crianças de seu papel no mundo. Todos sabemos que a criança é um “reflexo”do ambiente em que vive, consequentemente é importantissimo os pais dedicarem um tempo para essa prática em família.


Segundo a psicológa Deborah Rozman, autora do livro Meditação para Crianças:  “O objetivo final da meditação é tornar o individuo totalmente aberto ao processo evolutivo de esclarecimento interior, que, por outro lado, clareia também o mundo exterior. E para se compreender profundamente o significado da meditação realizada com crianças e em familia, precisamos compreender o amor. O amor é a verdadeira força motivadora das relações familares.”Ela também cita que os pais podem inicialmente começar a meditar sozinhos para se familiarizar com o processo, e depois, levá-lo às crianças. Todo mundo conhece aquele velho ditado que diz: “A familia que reza unida permanence unida”. A verdadeira oração toca o centro da vida existente dentro de cada pessoa e essa comunicação profunda une o grupo familiar no nível mais profundo do Ser. A meditação é o acompanhamento ideal da oração, devido à sua capacidade de entrar rapidamente em contato com a Fonte, por meio do relaxamento, da concentração e do treinamento da mente. Então, a Única Fonte de Amor e Vida torna-se o Centro da vida familiar naquela familia. Cada membro se liga e compartilha energia, amor e inspiração durante as meditações familiares. A familia “não meditadora”, sem qualquer centro espiritual, busca energia e estímulos exteriores.

Quando aplicada corretamente, a meditação ensina a criança a ter autocontrole. Segundo Deborah, estudos comprovaram que a meditação ajuda pequenos muito inquietos a controlar o temperamento. Crianças arteiras ou hiperativas têm mais dificuldade de meditar, mas são extremamente beneficiadas quando conseguem, completa Márcia de Luca, fundadora do Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda (Ciyma), de São Paulo.

Acredito que essa prática seja uma ótima oportunidade de compartilharmos uma experiência única e verdadeira com nossa familia. Para aqueles que se interessarem, publicarei novos artigos com exercícios práticos para crianças.

Livro Recomendado
Meditação para Crianças – Deborah Rozman

Links Recomendados
http://vidasimples.abril.com.br/subhomes/equilibrio/equilibrio_237643.shtml
http://www.cominghome.org.au/

Nenhum comentário:

Postar um comentário